10 ações que você pode fazer com o SEMrush para aumentar seu tráfego

Atualizado: Mai 16

1. Encontre palavras-chave de cauda longa (com alto potencial de tráfego)

Aqui está o segredo do sucesso do SEO: pesquisa de palavras-chave. Encontrar as palavras-chave mais rentáveis ​​para o seu site é a base de uma estratégia robusta de SEO.

Se você opera em um nicho com uma concorrência acirrada, será difícil dominar os resultados da pesquisa se sua estratégia de conteúdo for criada com base em palavras-chave de alto volume e alta concorrência. Se você está apenas começando, um site com maior autoridade de domínio quase sempre o usurpará nas classificações de pesquisa.

Como tal, você deve sempre começar com palavras-chave de baixa concorrência e alto potencial de tráfego.

É aqui que uma ferramenta como a Ferramenta Mágica de Palavras-Chave da SEMrush pode ser imensamente útil.

A Keyword Magic Tool é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave fácil de usar que fornece todas as palavras-chave necessárias para criar uma campanha eficaz de SEO ou PPC. Com essa ferramenta, você pode gerar toneladas de palavras-chave de cauda longa para suas palavras-chave de semente.

Para usar essa ferramenta, efetue login no painel do SEMrush e siga esta sequência:

Análise de palavras-chave> Ferramenta mágica de palavras-chave

Digite sua palavra-chave semente e pressione 'Pesquisar' . A partir da palavra-chave inicial, a ferramenta gerará uma lista de palavras-chave relacionadas. Para cada uma dessas palavras-chave, a ferramenta mostrará as principais métricas, como volume, dificuldade das palavras-chave (KD), CPC e concorrência.

Porém, como procuramos palavras-chave de cauda longa com baixo volume, mas alto potencial de tráfego, precisaremos restringir nossa lista de palavras-chave a algumas selecionadas.


No lado esquerdo da página de resultados, você encontrará grupos de palavras-chave para suas palavras-chave iniciais. Esses grupos podem ajudar a encontrar combinações de cauda longa com exatamente as mesmas palavras-chave que as pessoas estão procurando.

Você pode selecionar qualquer um desses grupos para encontrar palavras-chave de cauda longa em cada grupo. Essas palavras-chave terão um volume de pesquisa médio-baixo, mas menos concorrência, o que significa que é mais fácil superar os concorrentes.

Depois de identificar as palavras-chave que você deseja incluir em sua campanha, você pode adicioná-las diretamente ao Keyword Analyzer para obter informações mais detalhadas sobre as palavras-chave.

2. Identifique oportunidades de conteúdo encontrando as páginas com melhor desempenho do seu concorrente

A análise da concorrência é um dos elementos mais importantes de uma campanha de marketing bem-sucedida. Armado com informações competitivas, você pode melhorar e desenvolver sua própria estratégia de marketing.

O SEMrush possui inúmeras ferramentas e recursos para obter informações dos sites dos concorrentes. Primeiro, vamos identificar as páginas com melhor desempenho do seu principal concorrente - estas são as páginas que estão gerando o maior tráfego de pesquisa para o seu concorrente.

Selecione Visão geral do domínio no menu suspenso e insira o domínio do seu concorrente. Na página de resultados, clique em Pesquisa Orgânica e navegue para Páginas . Aqui você encontrará as páginas com melhor desempenho do seu concorrente e a porcentagem de tráfego orgânico que cada página gera.

Aqui está a página com melhor desempenho de Neil Patel - ela gera a maior porcentagem de tráfego orgânico em seu blog:


Depois de encontrar uma página que você deseja segmentar, clique no número da palavra-chave para revelar o número total de palavras-chave que a página classifica nos 100 principais resultados de pesquisa do Google.

Encontrar as páginas com melhor desempenho de seus concorrentes pode ser realmente útil na elaboração de sua própria estratégia de conteúdo. Você pode ter ideias de palavras-chave que já funcionaram para seus concorrentes e começar a estruturar seu conteúdo de uma maneira muito melhor que a de seus concorrentes. Ao fazer isso, você também poderá atrair mais backlinks do que seus concorrentes, o que acabará por permitir superar os resultados de pesquisa.

3. Acompanhe as classificações de palavras-chave do seu site nas SERPs

Uma maneira de você sempre se manter no topo das SERPs é rastrear as posições dos mecanismos de pesquisa para obter as palavras-chave mais importantes.

No SEMrush, você pode acompanhar as palavras-chave de destino com a ferramenta Rastreamento de posição. Essa ferramenta permite adicionar todas as palavras-chave para as quais você deseja classificar e acompanhar suas posições nessas palavras-chave em qualquer local em vários dispositivos.

Essa ferramenta permite adicionar uma lista de palavras-chave para as quais você deseja classificar e acompanhar o progresso da classificação diária / semanal em qualquer local em vários dispositivos.

Para começar a rastrear suas palavras-chave, siga esta sequência:

Projeto> Rastreamento de posição> Configurar 

Adicione sua localização, selecione o dispositivo (computador, celular ou tablet), adicione os domínios de seus concorrentes e, finalmente, adicione uma lista de palavras-chave nas quais deseja classificar. Não se preocupe se você perder algumas palavras-chave. Você sempre pode adicioná-los mais tarde.


O relatório de acompanhamento de posição mostra três métricas principais para cada uma das palavras-chave adicionadas: posições, tráfego estimado e visibilidade.

4. Recupere seus backlinks perdidos

Imagine colocar todo esse esforço e trabalho duro na obtenção de backlinks de alta autoridade e depois fazer com que desapareçam sem aviso prévio. Pode ser realmente frustrante. Felizmente, com uma ferramenta como SEMrush, você pode recuperar seus backlinks perdidos.

Para encontrar seus backlinks perdidos, visite:

Análise de domínio> Backlinks> Digite seu domínio

Na página de resultados, vá para a guia Backlinks para conhecer melhor o perfil do seu link. A partir daqui, selecione os backlinks "Perdidos" do seu perfil e adicione o filtro "Seguir" e classifique por Classificação de Confiança em ordem decrescente. Dessa forma, você encontrará backlinks perdidos de domínios confiáveis ​​ou de alta autoridade.


Faça uma campanha de divulgação para alcançar os proprietários de cada um desses domínios e tente recuperar seus backlinks.

Use qualquer uma dessas 5 ferramentas de divulgação do blogger para executar sua campanha de divulgação.

5. Identifique seus principais concorrentes orgânicos

Para superar a concorrência nos resultados de pesquisa, você precisa descobrir quem é o seu adversário. Esses são domínios concorrentes que compartilham o espaço do mecanismo de pesquisa com o seu domínio para todas as palavras-chave importantes do seu nicho.

Para identificar seus concorrentes orgânicos, siga esta sequência:

Análise de domínio> Pesquisa orgânica> Digite seu domínio

Neste exemplo, digitei 'backlinko.com' como o domínio e encontrei estes resultados:


Clique na guia Concorrentes para ver uma lista dos domínios com os quais seu site está competindo nos 20 principais resultados de pesquisa orgânica do Google. Os domínios serão classificados por nível de competição, com base na análise do número de palavras-chave que dois domínios compartilham em comum.

No exemplo acima, o popular blog de SEO de Brian Dean está competindo contra algumas das principais marcas de SEO.

Você também pode exportar a lista de concorrentes clicando no botão Exportar no canto superior direito da lista de concorrentes.

6. Identifique e corrija erros críticos de SEO que estão prejudicando seus rankings de pesquisa

A ferramenta de auditoria de site da SEMrush é uma ferramenta poderosa. Ele não apenas ajudará a identificar problemas técnicos de SEO em seu site, mas também destacará as etapas e recomendações para corrigir esses erros críticos imediatamente.

Para executar uma auditoria no site, efetue login no painel do SEMrush e navegue para:

Projetos> Adicionar novo projeto> Digite seu domínio

Em seguida, clique no botão Configurar  em  Auditoria do site  para abrir uma nova janela de configurações. Digite todos os detalhes aqui e clique em  Iniciar auditoria do site .

Aguarde alguns segundos enquanto o SEMrush rastreia seu site e gera um relatório sobre todos os erros no local que você precisa corrigir para obter uma pontuação mais alta.

A pontuação total de integridade do site é baseada na proporção de problemas encontrados e no número de verificações realizadas.

Os problemas técnicos do seu site estão organizados em 3 categorias:

  • Erros  (mostrados em vermelho) - Esses são os problemas de maior gravidade e, portanto, devem ser corrigidos imediatamente. Esses erros podem ser links quebrados no seu site , erros no mapa do site , erros robots.txt, problemas de conteúdo duplicado etc.

  • Avisos  (mostrados em laranja) - Esses problemas são de gravidade média. Os exemplos incluem título duplicado e tags H1, imagens que não contêm atributos alt, links internos que contêm atributos nofollow, meta descrições ausentes, etc.

  • Avisos  (mostrados em azul) - Esses são problemas menores. Os exemplos incluem links externos que contêm atributos nofollow, páginas impedidas de rastrear, páginas órfãs nos sitemaps etc.


Abaixo dos erros, avisos e avisos, você verá os três principais problemas de sua auditoria. Clique em qualquer um desses problemas para ver a lista apresentada na guia Problemas do relatório. Na guia Problemas, você verá uma explicação detalhada de todos os problemas e as etapas necessárias para corrigi-los.

Os erros terão um impacto mais alto na pontuação total de saúde do que os avisos, mas ambos devem ser tratados para melhorar a saúde do site. Portanto, execute uma auditoria do site toda semana e corrija quaisquer problemas como e quando eles ocorrerem. Uma pontuação de integridade igual ou superior a 85% deve indicar que não há problemas técnicos de SEO em seu site.

7. Descubra as estratégias de anúncios de seus concorrentes

A maioria das pessoas usa o SEMrush para obter insights de SEO. Mas também é uma ferramenta de publicidade incrivelmente poderosa. Deixe-me revelar uma ferramenta frequentemente ignorada no SEMrush - a ferramenta de publicidade gráfica .

Essa ferramenta fornece dados sobre o uso de anúncios gráficos on-line por um domínio, permitindo que você estude os anúncios gráficos de seus principais concorrentes colocados na Rede de Display do Google (GDN).

Para acessar esta ferramenta, siga esta sequência:

Análise de domínio> Publicidade gráfica

Digite o domínio do seu concorrente e clique em Explorar agora. 

O SEMrush retornará com um relatório de publicidade gráfica que oferecerá uma prévia dos bastidores das estratégias da GDN do concorrente.


Aqui estão algumas das coisas que você precisa analisar neste relatório:

  • Segmentação por público-alvo: sexo, idade etc.

  • Principais interesses do público: tecnologia, mídia e entretenimento, esportes e fitness, etc.

  • Editores: principais sites que publicam os anúncios gráficos do anunciante

  • Tipos de anúncio: imagem, HTML, texto.

  • Anúncios gráficos por países: um detalhamento dos países em que os anúncios gráficos estão sendo exibidos

  • Anúncios gráficos por dispositivo: computador, celular, tablet etc.


Você pode usar esses dados para selecionar os melhores tipos / formatos de anúncio, dispositivos e locais a serem segmentados e os editores a serem abordados.

Agora, passamos ao componente mais em seus anúncios gráficos - o criativo do anúncio. Se você quiser alguma inspiração para projetar seu criativo, poderá ver os diferentes anúncios que seus concorrentes estão usando e identificar qual deles está trazendo mais tráfego para eles.


Vá para a guia Anúncios e classifique a lista de anúncios por 'Vistos' para obter os mais eficazes no topo. Neste exemplo, posso ver que o HubSpot usa principalmente anúncios de texto na GDN. Por isso, preciso filtrar a lista selecionando "Texto" se desejar replicar sua estratégia de publicidade gráfica.

8. Identifique novas oportunidades de criação de links

Com a  ferramenta SEMrush Backlink Gap Tool , você pode analisar os perfis de backlink de até cinco concorrentes. Esses dados podem ser usados ​​para identificar oportunidades de criação de links inexploradas.

Para acessar a ferramenta Backlink Gap Tool, siga esta sequência:

Análise de lacunas> Lacuna no backlink> Digite seu domínio + 4 dos domínios dos principais concorrentes 

Depois de inserir os domínios de seus concorrentes, pressione o botão verde e permita que o SEMrush preencha os dados para você.

A ferramenta Backlink Gap retornará com um gráfico e uma tabela representando a comparação entre os perfis de backlink dos cinco domínios. Você pode ver rapidamente qual concorrente está criando os mais novos backlinks com o gráfico de tendências na parte superior.


Abaixo do gráfico, você verá uma lista completa dos domínios de referência para todos os 5 domínios.

Agora chegamos ao aspecto mais interessante dessa ferramenta - para visualizar as oportunidades de backlink que estamos perdendo. Isso significa que precisamos procurar domínios de referência dos quais seus concorrentes tenham links, mas seu domínio não.

Para obter esses dados, selecione seu domínio no menu suspenso acima da tabela. Esses sites podem ser seus próximos alvos de criação de links, pois estão vinculados aos sites de concorrência, mas não aos seus.

O SEO se resume a uma coisa: quantos links oficiais você aponta para o seu domínio. Com a ferramenta Backlink Gap da SEMrush, você pode garantir que está um passo à frente de todos os seus principais concorrentes.

9. Identifique backlinks tóxicos e os rejeite Além de adquirir novos backlinks, você precisa negar backlinks que estão causando mais danos ao seu site do que benefícios. Para fazer isso, você precisará fazer o upload de um arquivo de texto contendo os domínios tóxicos para a ferramenta Disavow Links do Google . O relatório Rejeitar na ferramenta Backlink Audit do SEMrush ajudará você a preparar um arquivo com todos os backlinks tóxicos que você deseja remover do seu site. A auditoria de backlink é uma ferramenta de projeto, portanto, para acessá-la, selecione um de seus projetos e clique em Configurar em Auditoria de backlink. Selecione Domínio raiz nas opções e clique em Iniciar auditoria de backlink . O SEMrush gerará seu perfil geral de links (domínios de referência, backlinks analisados ​​etc.), que também incluirá a pontuação tóxica geral do seu domínio. Role para baixo para obter uma opção de conectar seu Google Search Console e obter mais backlinks para sua campanha de auditoria de backlink. Vá para a guia Auditoria na página de resultados para acessar seus links e enviar os que você deseja rejeitar para a guia rejeitar usando a função "Excluir - Rejeitar". Nota lateral: se você ainda não possui um arquivo de rejeição, é possível criar um exportando todos os links que você moveu para a guia Rejeitar. Se você conectou sua conta do SEMrush ao Google Search Console, pode importar todas as listas de rejeições da Google Disavow Tool em um clique. Revise todos os backlinks tóxicos antes de rejeitá-los. Além disso, certifique-se de rejeitar os links no nível do domínio, em oposição ao nível do URL. Quando a sua lista de rejeições estiver pronta, clique no botão Exportar para baixar um arquivo .txt devidamente formatado da sua lista de rejeições. Se você não integrou sua conta do SEMrush ao Google Search Console, será necessário enviar manualmente seu arquivo de rejeição ao Google. Para fazer isso, clique neste link e selecione a propriedade da qual deseja rejeitar os links. O Google lembrará que esse é um recurso avançado e que você deve prosseguir com cautela. Quando estiver totalmente confiante de que o arquivo de rejeição contém apenas links tóxicos de sites com spam, faça o upload do arquivo para esta janela e selecione enviar. É uma prática recomendada de SEO revisar seus backlinks uma vez por mês e rejeitar links que estão prejudicando o SEO do seu site.

10. Otimize seu conteúdo existente

O SEO Content Template é uma ferramenta altamente subutilizada no SEMrush. Essa ferramenta pode ajudá-lo a criar conteúdo compatível com SEO, fornecendo um modelo de recomendações com base nas palavras-chave alvo. Essas recomendações baseiam-se em informações das 10 principais páginas do ranking do Google para suas palavras-chave alvo.


Para começar, selecione Modelo de conteúdo de SEO no menu de navegação esquerdo. Selecione suas configurações de destino (país, idioma, tipo de dispositivo), digite as palavras-chave para as quais você deseja classificar e clique em Criar modelo de SEO .


O SEMrush irá gerar um modelo de recomendações de SEO para o seu conteúdo.


Isso inclui sugestões sobre:

  • Palavras relacionadas semântica - palavras ou frases relacionadas entre si conceitualmente.

  • Backlinks - referindo domínios a serem segmentados para backlinks.

  • Legibilidade - a facilidade com que um leitor pode entender seu conteúdo.

  • Tamanho do texto - número ideal de palavras no seu conteúdo.

Siga estas sugestões para estruturar seu conteúdo de maneira a superar os 10 principais rivais no SERPs do Google. Use palavras-chave semanticamente relacionadas para fornecer mais contexto ao seu tópico para que eles possam ter um desempenho melhor nos SERPs.

A lista sugerida de backlinks são domínios que você precisa direcionar para backlinks. Esses são os backlinks adquiridos pelos seus 10 principais rivais nos SERPs do Google para as palavras-chave de destino. Se você deseja superá-los nos resultados de pesquisa, precisará obter o maior número possível de backlinks na lista de domínios listados aqui.

A pontuação de legibilidade do seu conteúdo é uma medida de quão fácil é a sua leitura. Quanto maior a pontuação (mais fácil é a leitura), mais acessível é para o seu público-alvo e maior a chance de ele ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa.

Use o tamanho do texto sugerido para ter uma idéia de quanto tempo deve ser o seu blog. Na maioria dos casos, o Google prefere conteúdo longo, ou seja, conteúdo detalhado que abranja um tópico de forma abrangente. Para saber mais sobre o tamanho ideal do texto para o seu artigo, confira esta postagem no blog .

Role a página de recomendações para ver seus 10 principais artigos rivais no SERPs do Google para as palavras-chave de destino.


Clique em Mostrar mais abaixo de cada artigo para ver o texto completo. Você também pode ver as palavras-chave alvo usadas no conteúdo de seus concorrentes. Essas palavras-chave alvo são destacadas em laranja.

Role mais para baixo para ver as recomendações básicas para suas palavras-chave de destino.


Essas sugestões são baseadas em:

  • Título da página - o tamanho ideal do título e o uso das palavras-chave de destino.

  • Meta descrição - comprimento ideal

  • H1 - uso de palavras-chave alvo e sua frequência

  • Texto - uso de palavras-chave de destino e sua frequência

Siga estas recomendações básicas e importantes para otimizar seu conteúdo existente e ter uma chance melhor de superar sua concorrência nos resultados de pesquisa.

Com o plano Pro, você pode gerar modelos de SEO para até 30 palavras-chave por dia.

Fonte : https://www.99signals.com/actionable-semrush-tips/

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