8 maneiras de se tornar um ótimo consultor

Existem vários elementos e características que fazem toda a diferença e o diferenciam de outros consultores. Por outro lado, se esses componentes estiverem ausentes, isso pode prejudicar gravemente seus negócios de consultoria. Vamos pular algumas das maneiras pelas quais você pode levar sua consultoria de zero a herói. 1. Definir metas Estabelecer metas no início de qualquer relacionamento de consultoria é fundamental. Dessa forma, todos os envolvidos no projeto têm um entendimento claro da missão, o que é razoável e possível de obter e podem se responsabilizar. Sem estabelecer metas, é extremamente difícil (quase impossível) provar valor ou entender se o projeto foi bem-sucedido. Decida quais métricas são essenciais e verifique se o rastreamento está em vigor, para que você possa relatar regularmente o progresso. Se o objetivo é: Aumente o tráfego orgânico em [X]%. Melhore a visibilidade das palavras-chave em torno de [X], [Y] e [Z]. Corte o custo por clique ao meio. Ou todas as opções acima, você e seu cliente devem concordar com as métricas que definem o sucesso. Junto com esses objetivos, seu cliente deve ter uma sólida compreensão do que você precisa deles. Afinal, é uma via de mão dupla. A natureza da consultoria significa que você nem sempre terá controle direto sobre a execução de suas recomendações. a natureza da consultoria Portanto, definir expectativas no início é absolutamente essencial. O que você precisa deles para ter sucesso? Imagine isso: você está fornecendo recomendações de conteúdo mensalmente para segmentar palavras-chave específicas para as quais você é classificado e um escritor interno da equipe deve executá-las e implementá-las. Agora estão três meses no projeto e nada foi escrito. Isso certamente tornará difícil atingir seus objetivos. Se as expectativas são claramente definidas desde o início do projeto, você tem mais chances de evitar esse tipo de conversa difícil. 2. Eduque seus clientes Especialmente no espaço digital, a educação é uma grande parte de um relacionamento bem-sucedido entre cliente e consultor. Fornecer aos seus clientes educação e entendimento da sua área de especialização será essencial quando se trata de provar seu valor. A verdade é que existem tantas facetas diferentes do marketing digital que você não pode esperar que alguém seja especialista em tudo. Ou até mesmo esteja familiarizado com as melhores práticas e táticas em cada área. Pensando em SEO (apenas uma parte de um programa de marketing digital bem-sucedido), há SEO técnico, pesquisa de palavras-chave, criação de links externos, links cruzados internos, otimização de conteúdo na página etc. Além disso, a paisagem está mudando constantemente. E, se seu cliente não estiver envolvido em SEO por um par de anos, o entendimento deles estará atrasado. Dependendo de com quem você está trabalhando e qual é a posição deles na organização, eles podem ser removidos das táticas diárias de marketing digital e contar com você para essa orientação. A primeira parte disso é entender onde está o seu cliente. Qual é a formação deles em marketing? Qual é a posição deles na organização / principais responsabilidades? Quão familiarizados eles estão com sua área de especialização? Eles trabalharam com um consultor (na sua área de foco) no passado? Quais são as melhores práticas com as quais eles estão familiarizados (se houver)? Eles são iguais aos seus? Depois de entender o histórico do seu cliente e experimentar mais, você conhecerá as áreas que você precisa para gastar tempo nutrindo. Um exemplo clássico disso: Uma vez, passei cerca de meia hora analisando uma estratégia de palavra-chave proposta com um novo cliente. Expus todas as nossas pesquisas de palavras-chave e as prioridades de palavras-chave nas quais queríamos focar nos próximos meses. Quando parei para perguntar se eles tinham alguma pergunta, eles perguntaram: "Sim, então ... o que significa o volume médio mensal de pesquisas?" Posso acrescentar que esta é uma pergunta extremamente razoável a ser feita. Meu único desejo era passar um tempo no início da conversa para entender melhor a compreensão deles sobre a terminologia e explicar o que tudo isso significava antes de mergulhar de cabeça. mergulho de cabeça Lembre-se, é quase impossível entender o valor do SEO , se você não entender o SEO (mesmo em um nível alto). Passe algum tempo educando seus clientes. 3. Mostre sua experiência Um ótimo consultor não está apenas ciente do que está acontecendo na conta, mas também entende o quadro geral. É extremamente importante demonstrar seu conhecimento sobre a conta, a empresa com a qual você está trabalhando e o setor como um todo. No período de descoberta, certifique-se de fazer perguntas e obter todas as informações necessárias. E, não deve parar por aí. Consulte regularmente seu cliente para garantir que você esteja ciente das principais mudanças nos negócios, novos focos e coisas que podem ser menos prioritárias. Coloque no trabalho e realmente entenda o negócio, o cenário e os principais concorrentes. Isso envolve coisas como assinar as principais publicações do setor, configurar os Alertas do Google para assistir a conteúdos recentes nas principais áreas de foco, monitorar a atividade competitiva e muito mais. Em seguida, demonstre seus conhecimentos. Não tome apenas orientações ou instruções, mas diga ao seu cliente o que precisa acontecer para alcançar os objetivos estabelecidos. Seja confiante - você é o especialista. Esses gestos simples ajudarão a ganhar confiança e provar sua capacidade e valor como consultor. 4. Responda claramente às perguntas Responda claramente às perguntas Quando uma pergunta é feita, um grande consultor responde de forma clara e imediata. Otimização semântica Como classificar 70% das suas páginas mais altas em 5 semanas. Confiado por mais de 30.000 webmasters, empresários e especialistas em SEO. Teste seu site PROPAGANDA Sei que isso parece óbvio, mas achei que esse é um desafio que muitos enfrentam. Você pode passar seus pontos primeiro, pode ficar sobrecarregado com as informações que precisa apresentar, pode ficar sem tempo. Mas reconhecer e responder às perguntas e preocupações de seu cliente é essencial para um programa e relacionamento bem-sucedidos. Um grande consultor não dirá algo assim: abordarei isso mais adiante na apresentação ou voltemos a isso em alguns minutos. Mais importante ainda, um grande consultor não vai se esquivar da pergunta, fornecer uma resposta vaga ou confusa ou inventar algo. Isso não quer dizer que você precise saber as respostas para tudo . Você deve se preparar da melhor maneira possível para responder às perguntas que possam surgir. Se você não souber a resposta, informe ao seu cliente que você voltará para ele o mais breve possível. E, certifique-se de que você faz! 5. Tome uma atitude Tome uma atitude A própria natureza da consultoria significa que você nem sempre terá controle direto sobre a execução de suas recomendações. O desafio é que você depende da execução de suas recomendações para atingir seus objetivos. Então, o que você faz quando se depara com esse dilema? Considere o seguinte: Priorizar entregas: nem todas as recomendações são de alta prioridade ou urgentes. Esclareça quais itens de ação são uma prioridade e quais podem esperar. Dessa forma, você pode garantir que todos estejam se concentrando nos itens que terão um impacto imediato. Incentivar a execução: Um bom consultor fará recomendações sólidas e estratégicas. Um grande consultor pode apresentar essas recomendações de uma maneira que incentive as pessoas a agir enfatizando a importância, o resultado que gerará ou potencial repercussão por não executar. Considere alternativas: Existe outra abordagem que o deixaria com o resultado desejado? Existe uma maneira de executar isso de uma maneira mais eficiente? A recomendação é realmente uma alta prioridade? Por fim, depois de considerar todas as opções acima, você pode ajudar na execução? Às vezes vale a pena, se isso significa atingir seus objetivos e manter um relacionamento valioso com o cliente. 6. Escolha as ferramentas certas Um consultor é tão bom quanto as ferramentas que ele escolhe usar. Não importa quanta experiência e habilidade você tenha, é difícil crescer sem as ferramentas e os recursos certos. Um consultor é tão bom quanto as ferramentas que ele escolhe usar As ferramentas podem afetar seriamente a eficiência dos seus negócios, bem como as informações e dados que você pode fornecer aos clientes. Com isso dito, o escopo dessas ferramentas deve ser específico ao tamanho e às necessidades da sua empresa. Para ser um ótimo consultor, é essencial ter ferramentas de comunicação, gerenciamento de projetos e táticas de marketing digital. No entanto, a escolha das ferramentas certas pode ser excepcionalmente desafiadora e confusa com tantas opções disponíveis. Estando em uma agência por tanto tempo, testei muitas ferramentas diferentes, incluindo; Bate-papo do Google Hangouts, Slack, Equipes e Google Docs para comunicação. Basecamp, Trello, Asana, OneDrive e Monday para gerenciamento de projetos. SEMrush, Moz, Screaming Frog, BuzzSumo, Buffer, BuzzStream e muitas outras ferramentas de marketing digital. Com isso, não posso dizer que um seja melhor que o outro, mas enfatizo a importância de escolher ferramentas alinhadas às suas necessidades de consultoria e não apenas com base no consenso da comunidade de marketing. O que funciona bem para os outros, pode não funcionar para você. 7. Conheça o seu público Conheça o seu público Parte de ser um ótimo consultor é conhecer seu público e ser capaz de adaptar sua comunicação. Sempre saiba quem está do outro lado do telefone e participando de reuniões. Dessa forma, você pode adaptar recomendações e comunicação de uma maneira que todos entendam. Isso também ajudará a garantir que você esteja dando o melhor de si com os principais tomadores de decisão. Por exemplo, você apresentará um relatório de desempenho a um cliente e seu contato informará que o CMO entrará na chamada. Nesse caso, faz sentido que você forneça algumas informações sobre quem você é, os objetivos do projeto e os principais marcos. Convém manter a conversa em mais alto nível, analisando as métricas de desempenho da imagem maior e o que isso significa para os negócios, em vez de detalhes granulares (a menos que digam o contrário). Certifique-se de que todos na conversa estejam cientes do que está acontecendo no programa, por que está acontecendo (o que você está fazendo para obter esses resultados ) e que suas necessidades ou preocupações são reconhecidas. 8. Prove seu valor Prove seu valor Trazendo esse círculo completo, a definição de metas o ajudará a provar valor. Um grande consultor estabelece expectativas claras e comunica o progresso de forma eficaz. Como consultor, é importante que seu cliente esteja ciente do desempenho e, mais especificamente, do que você está fazendo para obter esses resultados. Também é essencial que você comunique o desempenho de maneira fácil e fácil de digerir. Esse é um dos maiores desafios que os consultores de marketing digital enfrentam - os relatórios. Qualquer consultor pode elaborar um relatório dos principais pontos de dados e métricas que descrevem o desempenho de um site. Dê um passo adiante e conte a história. O que esses pontos de dados realmente significam para os negócios? O que está funcionando? O que não está funcionando? Quais são as próximas etapas necessárias para impulsionar o desempenho? Cuidado para não perder seu público com vários termos técnicos: impressões, cliques, usuários, sessões, taxa de rejeição, tempo na página etc. Por exemplo, em vez de dizer algo como: A página do produto gerou 29.000 sessões em julho de 2019. Diga algo como: 29.000 usuários visitaram a página do produto em julho de 2019, um aumento de 55% em relação ao ano anterior. Isso pode ser rastreado até as atualizações [X], [Y] e [Z] que fizemos na página. Como próximos passos, continuaremos implementando as táticas [X] e [Y]. Estabelecer metas é apenas metade disso. Ser capaz de comunicar os resultados de maneira eficaz é a outra peça do quebra-cabeça. Pensamentos finais Existem certos elementos e características que diferenciam os grandes consultores do restante, e essas são apenas algumas maneiras de melhorar a si mesmo. A chave é a melhoria constante. Se você não está avançando, está ficando para trás. Ser um ótimo consultor não é fácil, mas vale a pena - ver clientes satisfeitos, estabelecer relacionamentos de longo prazo, obter referências valiosas e ver seus negócios crescerem. Mais recursos: 6 dicas eficazes de integração para novos clientes de SEO 10 maneiras alternativas de aumentar suas habilidades de SEO As 7 principais maneiras de se tornar um melhor profissional de marketing digital

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