As 42 melhores ferramentas gratuitas de SEO


Abaixo, abordaremos cada uma das 42 ferramentas recomendadas pelos entrevistados. Mas se você está procurando apenas uma lista de ferramentas a considerar, todas as ferramentas gratuitas do Google são altamente recomendadas, além do Yoast SEO, do Backref Checker do Ahrefs e do Ubersuggest:


Observação: como essa pesquisa foi realizada, o Keywords Everywhere mudou de uma ferramenta gratuita para uma ferramenta paga. Portanto, embora ainda seja muito acessível, a removemos da lista, pois ela não é mais gratuita.

Nesse sentido, incluímos apenas ferramentas 100% gratuitas abaixo. Alguns desses planos gratuitos são limitados - por exemplo, você só realiza 10 pesquisas por mês no Moz Keyword Explorer usando a conta gratuita - mas é possível acessar essas pesquisas gratuitas continuamente sem pagar um centavo.

Ferramentas com testes gratuitos foram excluídas da lista.

Aqui estão as 42 melhores ferramentas de SEO 100% gratuitas, recomendadas por profissionais de SEO, todas listadas em ordem alfabética.

1. Ahrefs Backlink Checker


“O Backlink Checker da Ahrefs mostra os 100 principais backlinks para qualquer site ou URL sem ter que comprar outros produtos”, diz Lizzie Dunn, da Fundera .

“Ele também mostra as cinco páginas mais vinculadas, os cinco textos âncora mais comuns e o número total de backlinks e domínios de referência que o site possui. Você também pode ver a classificação do domínio (DR). ”

“Essa ferramenta é extremamente útil para empresas que desejam realizar uma análise competitiva de SEO de outras páginas e sites sem ter que pagar um custo adicional. Também fornece idéias para pesquisa de palavras-chave e conteúdo vinculativo que está se mostrando bem-sucedido para os concorrentes que sua equipe poderia adotar e testar. ”

2. Animalz Revive


"Manter o conteúdo atualizado é um dos fatores mais importantes para o SEO", diz Mor Mester, da Automizy . "O Animalz Revive ajuda a encontrar o conteúdo que você precisa atualizar."

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3. AnswerThePublic


"O jogo de palavras-chave fica mais complicado com a pesquisa por voz", diz Darko Jacimovic, do What To Become . "Introduz mais palavras-chave de cauda longa todos os dias."

AnswerThePublic verifica as postagens do blog, as mídias sociais e vários fóruns em busca de perguntas que as pessoas fazem. Ele modifica essas perguntas em palavras-chave, oferecendo um poço rico para o planejamento de palavras-chave para qualquer empresa ”, afirma Jacimovic.

Esses dados são úteis para uma variedade de usos:

  • "Ele pega palavras-chave e retorna idéias de conteúdo que me ajudam a formular postagens de blog e outros artigos." (Michael Ruth, LSEO )

  • "Isso pode ajudá-lo a criar tópicos de cabeçalho para as postagens do seu blog." (Liam Barnes, diretiva )

  • "Isso ajuda você a usar mais palavras-chave de conversação". ( Andy Nathan , inteligente no começo)

  • “Ele mostra exatamente como as pessoas pesquisam: que tipos de perguntas elas fazem, como expressam as coisas etc. Com essas informações, podemos criar conteúdo que satisfaça a intenção do usuário.” (Joseph Colarusso, ESM Digital )

  • "Os dados são apresentados em uma visualização muito fácil de compreender, útil para a tomada de decisões". (Farasat Khan, IsItWP )

  • "Se você procurar tópicos que não conhece muito bem, essa ferramenta pode realmente lhe dar uma boa idéia sobre o que as pessoas estão perguntando e pesquisando no Google." (Annika Helendi, ContentFly )

"Os mecanismos de pesquisa estão sendo usados ​​para responder perguntas e, se você estiver tentando segmentar palavras-chave específicas, esta ferramenta gratuita ajudará a identificar perguntas populares sobre essas palavras-chave", diz Jeff Neal, da CritterFam .

"É a melhor ferramenta de SEO gratuita para gerar novas idéias", diz Luke Wester, da Miva .

4. Ferramentas para webmasters do Bing


"O Bing Webmaster Tools é a plataforma de SEO mais negligenciada e incrivelmente útil", diz Michael Allen, da Team Build NYC .

“A ferramenta do Bing está continuamente adicionando recursos e detalhes à sua plataforma. Por exemplo, você pode fazer a análise de SEO e validar a marcação de dentro do painel, e a ferramenta também o notificará se você vincular a sites afetados por malware ou phishing. ”

"Desde que começamos a usar o Bing, nossos esforços de SEO em seu mecanismo de pesquisa, Google e outros lugares melhoraram."

5. Verifique meus links


"O Check My Links é uma ferramenta gratuita muito poderosa que pode realmente acelerar o processo de criação de links", diz Jack Hawkins, do Workshop Marketing . “O plug-in analisa rapidamente a página que você está visualizando no momento e encontra e links quebrados ou inválidos.

“Basta um e-mail rápido para o autor da página que contém o link quebrado e, pronto, você conseguiu um novo backlink.”

“Isso também pode realmente ajudar sua estratégia de conteúdo. Quando estou preso a idéias e títulos de conteúdo, faço uma pesquisa sobre meus tópicos e uso o plug-in para encontrar links quebrados para artigos que antes eram úteis. Escrevo então um novo post melhor para substituir esta peça extinta. ”

6. Checkbot


"Se alguém me pedisse para sugerir uma ferramenta gratuita de auditoria de sites, eu sempre recomendaria o Checkbot", diz Charles Ferrer, da Dilate . "É bastante fácil de usar, configurar e executar, o que o torna particularmente útil para pessoas que não são gurus de SEO e precisam de uma maneira de verificar alguns dos erros de SEO mais cruciais."

"Ele ajuda a corrigir links quebrados, eliminar páginas duplicadas, criar URLs legíveis, evitar redirecionamentos temporários e garantir que cada título da página tenha um nome exclusivo".

“A velocidade do site também pode ter um enorme impacto na visibilidade da pesquisa orgânica do seu site, bem como nas conversões. O Checkbot pode ajudá-lo com algumas correções acionáveis ​​para acelerar seu site, destacando erros como scripts de bloqueio de renderização, cadeias de redirecionamento e problemas de compactação de dados. ”

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7. Chrome DevTools


"As ferramentas de desenvolvedor do Chrome são o segredo de SEO gratuito mais bem guardado", diz Andrew McLoughlin, da Colibri Digital Marketing . "Eles permitem que você pesquise seus concorrentes, verifique classificações em diferentes regiões, teste seu site em diferentes dispositivos (emulados) com diferentes resoluções de tela, métricas de carregamento de páginas de rastreamento e muito mais".

"Eles são completamente inestimáveis ​​para o nosso processo de SEO, totalmente gratuitos e acessíveis instantaneamente a partir de qualquer dispositivo."

8. Verificador de link Dofollow


"Publicamos muitas postagens de convidados e descobrimos se um site fornece links dofollow leva algum tempo", diz Tamas Torok, da Coding Sans . "Você precisa clicar com o botão direito do mouse em qualquer link em uma determinada postagem do blog e verificar se o atributo do link contém a tag rel = nofollow ou não."

“Em vez disso, eu uso o Dofollow Link Checker para verificar automaticamente se uma postagem de um site fornece links nofollow ou dofollow.”

“Obter um link dofollow de um site de alta autoridade de domínio é uma tarefa fácil, e você deve concentrar seus esforços de criação de links e blogs convidados nesses sites primeiro.”

9. Google Analytics


"O Google Analytics não é negociável quando se trata de ferramentas gratuitas de SEO", diz Natalie Athanasiadis, da Ormi Media .

David Pagotto, da SIXGUN, concorda: “Por mais chato que pareça, o Google Analytics é o melhor software de análise de comércio eletrônico a ser usado. Pode haver alguns jovens analíticos no quarteirão com recursos sofisticados, mas o Google Analytics os combina recurso por recurso - com o grande bônus de ter longevidade por trás deles ”.

"Sem as informações no Google Analytics, sua campanha está efetivamente morta na água", diz John Dizon, da Elinz . "Claro, você pode usar outras ferramentas, mas nada supera os dados diretamente do mecanismo de busca que você está tentando classificar - além de ser absolutamente gratuito".


"Pronto para uso, o Google Analytics fornece relatórios de tráfego, acompanhamento de conversões e referências de palavras-chave e de terceiros", diz Jason David, do Software Portal .

“Se você se aprofundar ainda mais, ele oferece muito mais, como rastrear comportamentos de bloqueio de anúncios, analisar fluxos de comportamento e visualizar toda a jornada do cliente em seu site”, diz David.

“Ele mede mais de 10.000 métricas, para que você possa aprender muito sobre o desempenho do seu site, o que é ótimo para saber onde você está se destacando e onde precisa melhorar”, diz Samantha Russell, da Twenty Over Ten .

"E você pode usá-lo para gerar insights para muitos aspectos diferentes do seu negócio, não apenas para o SEO", diz Olivian-Claudiu Stoica, do 123FormBuilder .

"Eu uso o Google Analytics para ajudar a moldar o conteúdo que criamos", diz Zina Hutton, da Bulldog Marketing . "Quando algo está funcionando para nossos leitores em nossos vários sites, queremos criar mais conteúdo que os mantenha por muito tempo".

Nota do editor: para descobrir facilmente qual conteúdo do seu site faz o melhor trabalho para atrair seus visitantes, pegue este painel gratuito de métricas de qualidade do blog . Ele combina uma variedade de métricas do Google Analytics em uma visualização centralizada para exibir o conteúdo que mantém os visitantes por mais tempo e gera o maior número de conversões de metas.


10. Planejador de palavras-chave do Google


"Embora a forma como usamos palavras-chave tenha mudado drasticamente nos últimos anos, o Google Keyword Planner ainda é a melhor ferramenta para entender como as pessoas estão usando o idioma para pesquisar", diz Emily Lyman, da Branch & Bramble . "Ele fornece informações abrangentes sobre palavras-chave e é fácil de usar."

"Ser capaz de fornecer as informações que seu público-alvo está procurando nos padrões de linguagem que eles estão usando para pesquisar é fundamental para um SEO eficaz", diz Lyman.

Adam Thompson, da ReliaSite, concorda: "Se você não souber quais palavras-chave segmentar, é improvável que consiga obter tráfego de seus esforços de SEO".

"A grande vantagem do Google Keyword Planner se resume ao enorme estoque de dados do Google, que ajuda a encontrar novas palavras-chave e prever seus custos e valor", diz Robert Trif, do BestSEO4u .

"É basicamente incomparável para a pesquisa de palavras-chave", diz David Capece, da Sparxoo . “Ele fornece acesso ao volume de pesquisa de possíveis palavras-chave de SEO alvo e fornece sugestões surpreendentes de palavras-chave. Usamos o Google Keyword Planner diariamente; é realmente uma ferramenta inestimável. ”

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11. Google Meu Negócio


"A página de resultados da Pesquisa do Google está se tornando um destino e não um gateway", diz Leisa Clark, da Retrohex . "Em vez de as pessoas clicarem nos links, agora estão na página de resultados do Google para encontrar todas as respostas necessárias."

“Se você pesquisar no Google o 'melhor estúdio de yoga [em sua área]', os resultados mostrarão muitas listagens. Mas os estúdios de ioga com uma listagem do Google Meu Negócio aparecerão primeiro, juntamente com comentários, links de sites, vídeos, postagens adicionadas, horário de funcionamento, descrição e muito mais. ”

“Agora você pode enviar uma mensagem para essas empresas diretamente da listagem do Google Meu Negócio. É por isso que é tão importante adicionar sua empresa a essa ferramenta gratuita do Google! ”

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12. Pesquisa no Google


"O Google Search é a melhor ferramenta gratuita para pesquisa em SEO", diz Larry Ludwig, da Ludwig Media . "Você pode descobrir todo tipo de informação apenas digitando uma palavra-chave no Google: quais artigos já estão classificados, quais poderiam ser aprimorados e quais palavras-chave relacionadas você pode focar."

"As pessoas gastam muito dinheiro em ferramentas de palavras-chave para obter volumes estimados de pesquisa, mas o Google fornece sugestões de palavras-chave toda vez que você faz uma pesquisa", diz Joey Balestrino . "Ele sugere frases e perguntas com base nas pesquisas mais comuns, então por que não usar isso?"

Sarah Tamsin, da Sarah Tamsin Digital Consultancy, concorda:

“Os recursos de preenchimento automático e pesquisas relacionadas da Pesquisa do Google são excelentes ferramentas para SEO. Uso esse método o tempo todo ao pesquisar palavras-chave ou à procura de novas idéias de conteúdo. Após apenas alguns minutos de pesquisa, você pode ter centenas de novas idéias para postagens em blogs, vídeos e tutoriais. ”

“Há muitas informações nas sugestões de pesquisa relacionadas que oferecem uma visão real do que seus clientes em potencial estão procurando. Para aproveitar ao máximo essa ferramenta, saia totalmente do Google e use uma nova sessão do navegador para que os resultados não sejam influenciados pelo seu histórico de pesquisa. ”

“O uso desse método em conjunto com a extensão do navegador Keywords Everywhere é ainda melhor, pois mostra os volumes de pesquisa ao lado de cada palavra-chave. No entanto, o Keywords Everywhere começou recentemente a cobrar por seu serviço. É acessível, mas não é mais gratuito ”, diz Tasmin.


E Tyler Tafelsky, da Yisoo, diz que a Pesquisa do Google é ótima para mais do que apenas pesquisa de palavras-chave. “Usando operadores de pesquisa avançados como 'inurl' e 'site :,', você pode filtrar os resultados da pesquisa para obter muitas informações para diversas tarefas relacionadas ao SEO, como alcance de links, análise competitiva, pesquisa de palavras-chave etc.”

“É claro que você pode não obter dados tangíveis, como volumes médios de pesquisa mensais, mas pode extrair muitas idéias estratégicas do Google por conta própria, e acho que muitos profissionais de SEO procuram além dessa fonte óbvia de informação”, diz Tafelsky.

13. Google Search Console


"O Google Search Console é uma plataforma projetada para informar como o Google vê seu site e fornecer feedback para que você possa melhorar e corrigir quaisquer problemas em seu site", diz Cyrus Yung, da Ascelade . "Deve ser a primeira coisa que você configura quando lança seu site."

"Muitas vezes vi pessoas ignorando as informações que o Google Search Console fornece, o que é um erro, porque é um tesouro absoluto", diz Howard Lee, da LFDM .

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Nossos entrevistados elogiaram muitos dos recursos disponíveis no Google Search Console:

  • “Você pode visualizar as palavras-chave para as quais cada página do seu site está classificada. Isso é útil ao analisar a eficácia de uma postagem de blog específica. ” (Claire Shaner, ZooWho )

  • "Você pode identificar as melhores oportunidades para aumentar as posições do SERP para o conteúdo do seu blog e site". (Kelly Wilhelme, Grupo Weidert )

  • “Você pode acompanhar as palavras-chave para as quais está classificando, os backlinks apontando para o seu site e qual conteúdo está direcionando o tráfego mais orgânico para o seu site. Isso ajuda você a tomar melhores decisões sobre conteúdo futuro e estratégias de SEO. ” ( Natalie Alleblas )

  • "Ele fornece informações atualizadas sobre dados de tráfego e posições SERP". (Borislav Ivanov, melhor meio de resposta )

  • "Isso pode ajudá-lo a identificar a indexação e outros problemas técnicos". (Fiona Kay, Grupo Nigel Wright )

  • "Você pode ver suas taxas de cliques rapidamente e ver o desempenho de todos os dados estruturados para os quais você implementou e recebeu trechos avançados." (Jose Gomez, Evinex )

  • "Ele fornece dados históricos para classificação, permitindo um entendimento profundo do desempenho de determinadas palavras-chave ao longo do tempo". (Lexi Grafe, Elementar )

  • "Ele detecta problemas com o seu site, ajuda a indexá-lo adequadamente e mostra o desempenho do site." (Adnan Rehan, Renda Inteligente Hustle )

  • "É essencial para algumas configurações e enviar arquivos (como sitemaps) para o Google". (Guillermo Berasategui, Pontos Vermelhos )

  • "Ele ajuda a analisar se seu site é compatível com dispositivos móveis e permite que você envie seu site ao Google para indexação." (Atique Qureshi, DailyScrawl )

"O Google Search Console na verdade não mostra tudo, mas o que mostra é incrivelmente útil", diz Kevin Williams, da SurgeStream . "Muitas vezes compararei seus dados com os de uma ferramenta paga como o SEMrush, e acho que combinar essas duas fontes é muito valioso."

Nota do editor: use os dados do Google Search Console para obter informações rápidas sobre como você pode melhorar seus rankings de pesquisa, acessando o painel Melhorar sua posição de pesquisa no Google gratuito, que mostra quais de suas páginas têm a melhor oportunidade de classificar na página um dos SERPs do Google.


14. Truques e operadores da Pesquisa do Google


"Os operadores de pesquisa do Google são muito úteis em geral, e Pablo compilou os melhores em uma ferramenta super fácil de usar", diz Steve Toth, do SEO Notebook . "Tudo o que você precisa fazer é conectar os termos da pesquisa e clicar em 'Pesquisar'."

15. Gerenciador de tags do Google


"Eu recentemente implementei o Gerenciador de tags do Google para minha própria empresa e mudou completamente a maneira como eu consigo visualizar as principais métricas dos meus sites, como o rastreamento de ações granulares específicas que as pessoas realizam nos meus blogs e as vinculam às metas de receita", diz Evan Porter, do Observador de Confiança .

“Em algumas etapas simples, você pode acompanhar eventos como cliques em links de saída, profundidade de rolagem, tempo na página, compartilhamento social e muito mais. Foi especialmente fantástico vincular a receita dos afiliados a postagens específicas do blog no meu site e me permitir dobrar o que está funcionando melhor. ”

16. Google Trends


"O Google Trends me ajuda a observar os efeitos sazonais nos cliques das nossas palavras-chave mais populares", diz Rochelle Burnside, da Best Company . "Isso informa minha estratégia de conteúdo e me impede de entrar em pânico quando a estação está em uma crise natural".

17. HARO


"Ao se inscrever no HARO, você recebe consultas de jornalistas em publicações respeitáveis ​​em todas as verticais", diz Joseph Pineiro, da Geek Powered Studios . "O envio de uma resposta rápida de apenas 150 palavras pode resultar em um link dofollow de um site com uma autoridade de domínio superior a 90".

"Responder a elas diariamente leva minutos e pode melhorar significativamente o perfil de backlink do seu site em questão de semanas."

18. Caçador


"A Hunter ajuda a encontrar rapidamente endereços de e-mail e, com a versão gratuita, você obtém 50 pesquisas gratuitas por mês", diz Johnny Santiago, da Social Catfish . "Eu recomendo a outros profissionais de marketing que estão com um orçamento apertado para complementar seus esforços de encontrar manuais por e-mail com uma ferramenta automatizada".

“Por exemplo, digamos que você já tenha verificado a página de contato de um cliente em potencial ou os perfis de mídia social sem sorte. Use Hunter. para encontrar facilmente o endereço de e-mail digitando seu nome e sobrenome e site ”, diz Santiago.

“O SEO off-page de chapéu branco tem tudo a ver com criar bons relacionamentos com editores de blogs de qualidade em seu nicho”, diz Daniel Bishop, da Really Simple Systems . “A Hunter ajuda nossa equipe a encontrar a pessoa certa com quem conversar e, por isso, nossa divulgação pode ser personalizada perfeitamente.”

"Quando o alcance é personalizado e enviado para o endereço certo, metade do trabalho é feito", diz Bishop.

"Eles também têm um recurso no qual você pode adivinhar endereços de e-mail com base no nome e sobrenome da pessoa", diz Fergus Taylor, da Typeform . "Mas verifique cuidadosamente a estrutura para ver se combina com as outras que encontrou, caso contrário, provavelmente irá saltar."

19. TINTA


"O INK é a combinação gratuita e offline do Yoast e HemingwayApp - duas ferramentas incríveis", diz Jakub Kliszczak, do CrazyCall . “É uma plataforma de IA que analisa seu texto em termos de SEO, gramática e estrutura (em termos de SEO). Torna a escrita fácil e simples, mantendo as regras de SEO em mente. ”

20. farol


"O Lighthouse é uma ferramenta automatizada de código aberto - integrada às ferramentas de desenvolvedor do Chrome - para melhorar a qualidade das páginas da web", diz Wojciech Szywalski, do PressPad . "É gratuito e você pode executar várias auditorias, incluindo SEO e testes de desempenho do seu site".

21. Moz Keyword Explorer ( conta gratuita da comunidade )


“A Moz oferece ferramentas gratuitas para análise de domínio e pesquisa de palavras-chave”, diz Fara Rosenzweig, da ManyChat

“Vou explorar o domínio principal do site, nosso blog ou qualquer outra página de destino que eu queira classificar. Então eu olho para dois concorrentes; normalmente, você só pode pesquisar uma quantidade limitada de domínios ao usar as versões gratuitas, então escolha sabiamente. ”

“Depois de ter uma ideia de como estamos, vejo como meus concorrentes se saem. A partir dessa pesquisa, posso ver em que semelhanças estamos trabalhando e em quais oportunidades posso classificar. ”

“Eu literalmente pego um bloco de notas e começo a escrever idéias de tópicos com base em palavras-chave onde podemos melhorar as classificações. Pode não ser o que eu realmente uso, mas é o começo do processo. ”

22. MozBar


"Sou um grande fã do MozBar porque ele fornece muitos dados de relance que realmente são importantes para mim como profissional de marketing", diz Jake Rheude, do Red Stag Fulfillment .

"Você pode ver a autoridade de domínio de qualquer site, que fornece uma imagem precisa de quão bem eles são classificados", diz Andrea Moxham, da Horseshoe + co . "Você também pode ver as palavras-chave que seus concorrentes estão usando e, ao inserir uma palavra-chave específica, pode ver como essa página é otimizada para esse termo em particular".

"Permite visualizar a autoridade de página, a autoridade de domínio, o status do link (seguir / não seguir) e os metadados (sem exibir o código-fonte)", diz Liam Ridings, da Safari Digital SEO Agency . “Na minha opinião, é a melhor ferramenta de sobreposição de SERP do mercado e é totalmente gratuita.”

"O algoritmo PageRank do Google é a espinha dorsal de tudo o que acontece no SEO", diz James Green, da PawprintsHQ . “O MozBar é a coisa mais próxima da barra de ferramentas antiga do PageRank para ajudar a entender a força relativa do backlink de cada uma das suas páginas e seu domínio.”

“A autoridade de domínio e a autoridade de página podem não ser tudo, mas ser capaz de ter uma ideia geral do perfil de link de um site instantaneamente na sua barra de ferramentas é incrivelmente valioso”, diz Brooks Manley .

"É uma ferramenta crítica para qualquer estratégia de SEO e construção de links, esteja você analisando seu próprio site ou olhando para os concorrentes", diz Brian Kearney, da Driving Force Communications .

23. Rank Console


"Você precisa acompanhar seus rankings ao longo do tempo para trabalhar em seus esforços de SEO", diz Aazar Shad, da Limecall . “Adoro essa ferramenta porque esse recurso geralmente é pago em qualquer outra ferramenta de SEO.

Posso assistir a classificação subir e descer e tomar uma decisão sobre quais das palavras-chave precisam de mais backlinks. ”

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24. Rank Math


“Existem muitos plugins que ajudarão você a fazer SEO no seu site WordPress, e o mais utilizado é o Yoast”, diz David Miles, da PPC Machine . “No entanto, eu prefiro Rank Math. Ele tem mais recursos do que o Yoast e é totalmente gratuito. ”

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25. Sapo gritando


"O Screaming Frog é uma ferramenta fantástica que eu uso diariamente", diz Thomas Adams . "Você pode digitalizar um site inteiro e ver tudo, desde metadados até texto alternativo de imagem ausente, além da capacidade de encontrar 404s e ver exatamente de quais páginas eles se originam".

"É particularmente difícil encontrar ferramentas que possam identificar de maneira precisa e holística os problemas técnicos de SEO em seu site - especialmente um que seja totalmente gratuito", diz Vrinda Singh, da Paperform .

"Rastrear um site é uma tarefa fundamental de SEO", diz Carlo Borja, da Time Doctor . "O nível gratuito de Screaming Frog, embora limitado, fornece informações valiosas o suficiente sobre um site para você começar a trabalhar."

"É ótimo para sites menores, com menos de 500 páginas, pois destacará problemas de SEO dos quais você talvez nunca tenha conhecimento sem uma ferramenta como essa", diz Paul Lovell, da Always Evolving SEO .

"Geralmente, podemos fazer diagnósticos rápidos de SEO com base nos dados do Screaming Frog", diz Jake Fisher, da Bridges Strategies & Digital Marketing .

“Embora a interface do usuário da ferramenta não seja tão amigável quanto a ferramenta de auditoria de site da SEMrush, ela fornece uma análise bem estruturada por tipo / problema de ativo e geralmente fornece um bom ponto de partida para melhorar o SEO técnico de um site”, diz Kevin Fabisiak, da Mar grande .

E Christina Pigol de IÊNCIA diz que você também pode “integrar gritando Rã com ferramentas como Google Analytics, o Google Search Console, Ahrefs, Mozscape, e Majestic para compilar todos os dados que você precisa em um só lugar.”

"Ele ainda tem a capacidade de rastrear chamadas AJAX, o que até alguns mecanismos de pesquisa não fazem", diz William Chin, da PickFu .

26. SEO Minion


"O SEO Minion é uma extensão gratuita do navegador que permite rapidamente visualizar informações importantes relacionadas ao SEO em uma página", diz Jason Berkowitz, da Break The Web . “Tudo, desde o número de imagens que faltam texto alternativo até os canônicos, os dados são exibidos com precisão no navegador e oferecem uma referência rápida para o diagnóstico.”

27. Ferramentas de revisão de SEO


"Como profissional de marketing de conteúdo, uma das minhas ferramentas de SEO gratuitas favoritas é o analisador de conteúdo da SEO Review Tools", diz Patrick Sullivan, do Points Group . "É um balcão único útil para garantir que sua página esteja no ponto".

“Você pode ter certeza de que está com os títulos, sua meta descrição está dentro da contagem de caracteres e está usando as palavras-chave de forma adequada (não as encher ou usá-las com pouca frequência). Basta colar seu conteúdo, configurá-lo com seus cabeçalhos, adicionar uma palavra-chave de foco e escrever uma meta descrição ”, diz Sullivan.

“As ferramentas de revisão de SEO e sua extensão chrome são super úteis para verificar a autoridade do domínio, encontrar conteúdo duplicado, otimizar conteúdo, verificar backlinks e análises técnicas”, diz Forrest Old, da Today's Business . "Ele também oferece algumas ferramentas de mídia social".

28. SEOPress


“O SEOPress é um plugin de SEO gratuito para WordPress, com mais recursos integrados gratuitamente do que o plugin de SEO Yoast mais usado”, diz Jorge Sheffy, da Loclweb . "Ele está sempre sendo atualizado com novos recursos que atendem aos requisitos sempre variáveis ​​do SEO na página".

“A versão gratuita é maravilhosa porque faz esquemas e muito mais, o que é essencial para o SEO hoje. Também há uma versão premium muito acessível que usamos com todos os nossos clientes para obter ainda mais recursos. ”

29. SEOquake


"O SEOquake é gratuito e compila todas as informações que você precisa sobre qualquer página da web", diz Arthur Ruth, da Memphis Maids . “É uma extensão do Chrome e você não precisa configurá-la de forma alguma. Com o pressionar de um botão, você é configurado com informações completas sobre uma página da Web. ”

30. SERP2CSV


“O SERP2CSV permite pegar rapidamente todos os SERPs e exportá-los para um documento CSV, que você pode usar para executar uma análise em massa no Ahrefs ou no SEMrush”, diz Jacob Seth, do Simply CRM .

“Por si só, a ferramenta não é particularmente útil, mas quando você a combina com uma ferramenta paga de SEO, economiza uma tonelada de tempo e permite obter informações detalhadas sobre as páginas com melhor classificação. Isso literalmente me salvou dezenas de horas que eu teria gasto analisando os resultados manualmente. ”

"Dica secreta: configure seu navegador para mostrar 100 páginas nos resultados para obter rapidamente ainda mais resultados".

31. Serpstat


"O Serpstat é uma ferramenta de SEO tudo-em-um que possui um plano gratuito", diz Newaz Chowdhury, do PowerPhrase . “Você pode verificar as classificações de palavras-chave e backlinks, acompanhar as classificações de palavras-chave e analisar os concorrentes. Você pode ver o básico de graça, mesmo para PPC. ”

"É realmente uma ferramenta de SEO bastante poderosa que possui uma infinidade de recursos", diz James Kingsley, da UNIwise . “Um dos meus favoritos está em Pesquisa em SEO> Palavras-chave. Digite seu domínio e ele informa quais palavras-chave para as quais seu site já está classificado para um determinado país. Muito útil."

“Além disso, embora eu ache isso um pouco desobediente, você pode entrar no domínio de um concorrente para ver o que ele classifica. É ótimo se você precisar de um pouco de inspiração ”, diz Kingsley.

32. SimilarWeb


"O SimilarWeb permite que os SEOs vejam tráfego direto, tráfego orgânico, geolocalização e tráfego social de qualquer página da Web indexada", diz Sam Schuler, da Instasize .

33. Siteliner


"Meus tipos favoritos de ferramentas gratuitas de SEO são aquelas que fazem uma ou duas coisas muito bem (e rapidamente)", diz Elijah-Blue Vieau, da Looka .

“O Siteliner verifica qualquer URL e exibe conteúdo duplicado e links quebrados em um formato fácil de ler. Você pode detalhar as páginas em questão, resolver os problemas e exportar os resultados em uma variedade de formatos. É leve, preciso e detalhado. É um ótimo complemento para qualquer caixa de ferramentas de SEO. ”

34. Verificador de autoridade de domínio do SmallSEOTools


"Essa ferramenta gratuita de SEO permite que você verifique a autoridade de domínio de qualquer site", diz Niles Koenigsberg, da FiG Advertising + Marketing . "É uma enorme economia de tempo, pois ajuda a avaliar rapidamente se um backlink de um determinado site beneficiará sua presença on-line ou não".

"Graças a essa ferramenta, você pode priorizar os backlinks que realmente valem o seu tempo e realmente melhorarão sua presença on-line".

35. Soovle


"Uma ferramenta gratuita de SEO que eu recomendaria a outros profissionais de marketing e empresas é a Soovle", diz David Lynch, da UpPhone . "O Soovle permite que você insira uma palavra-chave e gere uma lista de outras palavras-chave populares com base no que as pessoas estão pesquisando no Google, YouTube, Bing, Yahoo e outros mecanismos de pesquisa."

“O Soovle é uma ótima ferramenta, pois pode ajudá-lo a encontrar palavras-chave mais segmentadas relevantes para o seu nicho. Por exemplo, escrevo muito sobre iPhones. Quando vou a Soovle, digitarei uma frase como 'meu iPhone não' para ver quais tipos de problemas são mais comuns entre os usuários do iPhone. ”

"Eu uso essas palavras-chave para escrever artigos para ajudar as pessoas a resolver esses problemas comuns", diz Lynch.


"Ver frases-chave relevantes de um conjunto dos maiores mecanismos de pesquisa - incluindo Amazon, Wikipedia e YouTube - tudo em uma tela é inestimável", diz Branko Kral, da B King Digital . "Isso realmente ajuda a entender a intenção da pesquisa e comparar o comportamento da pesquisa com base nas diferentes intenções da pesquisa".

36. Thruuu


“A Thruuu analisa até 100 páginas dos resultados de pesquisa do Google e extrai (sem nenhuma linha de código) todas as informações principais”, diz Samuel Schmitt .

"Uma análise completa do SERP pode ajudá-lo de várias maneiras:"

  • "Entender a intenção dos pesquisadores"

  • "Para descobrir os tópicos cobertos pela sua concorrência"

  • "Com suas atividades de redação"

"Ao analisar detalhadamente cada página do SERP, você pode identificar lacunas e produzir conteúdo mais aprofundado", diz Schmitt.

37. Ubersuggest


"O Ubersuggest é uma ferramenta inestimável no meu arsenal há muitos anos", diz Deniero Bartolini, do Gold Rush Social . “É útil para pesquisa de palavras-chave, idéias de conteúdo, relatórios competitivos e muito mais. É de uso gratuito e sua interface é muito direta. ”

"Com esta ferramenta, você é capaz de realizar uma pesquisa completa de palavras-chave, que é crucial para o trabalho de SEO", diz Irena Zobniów, do Insightland . "É realmente intuitivo e fácil de usar, mesmo para profissionais de marketing não técnicos".

Kamran Ullah, da Sacred Accounting , diz: “Ele mostra o número de backlinks necessários para que uma palavra-chave específica seja classificada entre os 10 melhores, a dificuldade de cada palavra-chave, palavras-chave e perguntas relacionadas, uma visão geral das postagens classificadas nos 10 melhores e diariamente atualizações de classificação ".

"Ele permite que você obtenha informações sobre estratégias que estão funcionando para seus concorrentes e veja como você pode desenvolvê-las e executá-las ainda melhor", diz Julia Falk, da Rolling Hills Media . "Basta digitar um domínio ou palavra-chave para começar e a ferramenta gerará:"

  • "Uma lista das principais páginas de SEO para ajudar você a descobrir quais páginas estão classificadas para frases-chave orgânicas populares"

  • "Centenas de sugestões de palavras-chave (com dados SERP)"

  • "Ideias de conteúdo com mais compartilhamentos sociais e backlinks"

  • “Dados de backlink para ajudar a criar um perfil robusto de backlink”

"Escusado será dizer que há muitas informações boas aqui para ajudá-lo a melhorar sua estratégia de SEO", diz Falk.

"Ele possui grande parte da funcionalidade de ferramentas pagas como SEMrush e Ahrefs, mas é totalmente gratuito", diz Andrew Schutt, da Schutt Media .

"É uma ótima ferramenta para usar, especialmente se você está apenas começando com o SEO e não tem um orçamento enorme para trabalhar", diz Patricio Quiroz, da Code Authority .

E Daisy Campbell, da Canz Marketing, diz que é "um excelente ponto de partida para análises mais avançadas de sites, tanto para iniciantes quanto para especialistas".

"A principal razão pela qual os profissionais de marketing na Internet preferem o Ubersuggest é a facilidade de uso", diz Nadia Khan, da Brandnic . "Todos os recursos visam ajudar os proprietários de sites iniciantes que não sabem muito sobre SEO."

38. UENI


“A UENI cria um site inteiro com conteúdo compatível com o mecanismo de pesquisa incluído, tudo de graça, apenas preenchendo um formulário de três minutos”, diz Corinne Card, da Full Story Media . "O site também inclui imagens e é bem desenhado."

"É perfeito para pequenas e microempresas que não têm tempo para criar conteúdo e fazer SEO".

39. Valentin.app


"Atualmente, o Google às vezes entrega SERPs muito diferentes para a mesma palavra-chave para seus usuários", diz Adrian Siuda, da BEE Inbound . "A localização é um dos fatores que influenciam isso."

“O Valentin.app é uma ferramenta simples que permite que seus usuários obtenham resultados de pesquisa localizados no Google para qualquer local que desejarem. É muito útil para agências e empresas que trabalham além-fronteiras, mas não querem viajar fisicamente para um local remoto antes de realizar uma pesquisa. ”

40. Ferramenta SEO Varvy


"Com o Varvy, podemos obter acesso a dados que a maioria das outras ferramentas gratuitas não mostra, incluindo compatibilidade com dispositivos móveis, texto alternativo ausente, configuração HTTPS, análise robots.txt e muito mais", diz Bettina Clark, da Prospect .

“Ele também fornece recomendações específicas, diretamente das Diretrizes para webmasters do Google, que podemos implementar para corrigir os problemas. É fácil de usar, você não precisará assistir a nenhum tutorial de como funciona, e é perfeito para iniciantes tanto quanto para webmasters experientes. ”

“Os iniciantes acharão isso especialmente útil porque é muito fácil de usar, apesar de apresentar muitas informações. A ferramenta categoriza automaticamente os problemas e fornece uma visão geral clara de todos os problemas que precisam ser corrigidos. ”

41. Auditor do site


“O WebSite Auditor da Link-Assistant é ótimo para encontrar problemas de SEO na página com seu site e usar o TF-IDF para descobrir como superar as postagens de seus concorrentes”, diz Keith Lang, da Fat Frog Media .

42. Yoast SEO


"Se seu site estiver no WordPress, não há ferramenta mais eficaz que o Yoast SEO", diz Tim Brown, da Hook Agency . "Este plugin gratuito vem com uma série de ferramentas de SEO poderosas e realmente ajudará a levar seu site para o próximo nível."

"Algumas pessoas podem estar familiarizadas com essa ferramenta como um plugin do WordPress, mas você também pode usar o editor on-line gratuito", diz Jenna Alburger, da Outlier Creative .

“Garantir que meu conteúdo seja otimizado é essencial para ajudar meus blogs a crescer, e o Yoast é super útil nesse departamento”, diz Kaitlan Darby, do Online Optimism . "Também permanece atualizado com o algoritmo do Google, então esse é outro grande bônus".

"Se você tem um site WordPress, o Yoast SEO é uma ferramenta obrigatória", diz Jonathan Aufray, da Growth Hackers . "Ele mostrará como otimizar o SEO de cada página do seu site, onde adicionar palavras-chave, como tornar sua página mais legível etc."

“Quando você agenda uma postagem de blog ou deseja publicar uma nova página no site do WP, o Yoast SEO oferece muitas recomendações úteis para tornar sua página mais forte aos olhos dos mecanismos de busca”, diz Aufray.

"É simplesmente o melhor plug-in de SEO do mercado - sem exceção", diz Alistair Dodds, da Ever crescente Círculos .

"Ser alertado sobre o que pode impedir uma publicação de classificar pode fazer toda a diferença quando você deseja aprimorar seu jogo de SEO, mas pode não ter muito tempo para se dedicar às suas estratégias de otimização", diz Andrea Loubier, do Mailbird .

Perdemos sua ferramenta de SEO gratuita favorita?

Sua ferramenta de SEO gratuita favorita não entrou na lista? Definitivamente, existem alguns que provavelmente foram esquecidos. Por exemplo, eu realmente apreciei a nova ferramenta de Análise de Domínio da Moz , esta extensão do Chrome do Verificador de Exclusão de Robôs e o Databox para monitorar alterações de tráfego e CTRs depois de atualizar postagens antigas do blog para clientes.

Se você conhece uma ótima ferramenta de SEO gratuita que não incluímos, gostaríamos de ouvir sobre ela e tenho certeza de que outros SEOs curiosos e preocupados com o orçamento também o fariam! Compartilhe os favoritos que não incluímos nos comentários abaixo.

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