Como criar uma estratégia de SEO eficaz em 2020

Como criar uma estratégia de SEO eficaz Neste post, você aprenderá exatamente como criar e implementar uma estratégia de SEO eficaz, passo a passo. De fato, essa abordagem me ajudou a aumentar meu site para 197.696 visitantes orgânicos todos os meses: Visitantes orgânicos mensais Portanto, se você deseja obter classificações mais altas do Google , este novo guia é para você. O que é uma estratégia de SEO? Uma estratégia de SEO (também chamada de "abordagem de SEO" ou "estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa") é o processo de planejamento, estrutura de tópicos e implementação de etapas projetadas para melhorar a classificação dos mecanismos de pesquisa. Em outras palavras: uma estratégia de SEO é o processo que você segue quando deseja obter mais tráfego orgânico. Com isso, aqui estão as etapas para criar uma estratégia de SEO em 2020: Etapa 1: criar uma lista de palavras-chave Etapa 2: Analise a primeira página do Google Etapa 3: crie algo diferente ou melhor Etapa 4: adicionar um gancho Etapa 5: otimizar para SEO na página Etapa 6: otimizar para fins de pesquisa Etapa 7: faça seu conteúdo parecer incrível Etapa 8: criar links para sua página Etapa 9: melhorar e atualizar seu conteúdo Etapa 1: criar uma lista de palavras-chave Tudo na otimização de mecanismos de pesquisa gira em torno de palavras-chave. Os quatro pilares do SEO

As quatro áreas principais de SEO que os proprietários do site precisam considerar são:

  1. SEO técnico:  quão bem seu conteúdo pode ser rastreado e indexado.

  2. conteúdo:  tendo as respostas mais relevantes e melhores para a pergunta de um cliente em potencial.

  3. SEO no local:  a otimização do seu conteúdo e HTML.

  4. SEO externo:  crie autoridade para garantir que o Google empilhe o cenário a seu favor.


Obviamente, essas quatro áreas têm alguma complexidade e sobreposição, mas compreender seus pontos fortes e fracos em relação a eles é essencial para concentrar seus esforços.


1. SEO Técnico

O SEO técnico pode parecer um pouco assustador, mas, na verdade, estamos falando em garantir que um mecanismo de pesquisa possa ler seu conteúdo e explorar seu site. Muito disso será resolvido pelo sistema de gerenciamento de conteúdo que você usa, e ferramentas como Screaming Frog e Deep Crawl podem explorar seu site e destacar problemas técnicos.

As principais áreas a serem consideradas aqui são:

  • rastejar. Um mecanismo de pesquisa pode explorar seu site?

  • índice.  Está claro quais páginas o mecanismo de pesquisa deve indexar e retornar?

  • Móvel.  Seu site se adapta a usuários móveis?

  • Rapidez.  O tempo de carregamento rápido da página é um fator crucial para manter os visitantes felizes.

  • tech.  Você está usando o CMS ou o mecanismo de pesquisa para o seu site?

  • hierarquia.  Como o seu conteúdo está estruturado no seu site?


Se você é uma pequena empresa que usa o WordPress no seu site, o SEO técnico deve ser algo que você pode verificar rapidamente na sua lista. Se você tem um site grande e personalizado com milhões de páginas, o SEO técnico se torna muito mais importante.

Muito do que é considerado "SEO técnico" aqui faz parte do design e desenvolvimento do seu site. O truque é garantir que o desenvolvedor entenda a interação entre o design, o desenvolvimento e o SEO do site e como criar um site incrivelmente rápido e otimizado para dispositivos móveis .


2. Otimização de SEO no local

Seu site deve ser otimizado como um todo e em um nível de página individual. Aqui existe um cruzamento do seu SEO técnico, e você deseja começar com uma hierarquia de conteúdo bem estruturada para o seu site.

Supondo que você tenha um site bem estruturado, a aplicação de otimização sensata é novamente relativamente direta. As principais áreas de foco aqui são:

  • pesquisa de palavras-chave.  Entenda o idioma do seu público-alvo.

  • URLs descritivos.  Verifique se cada URL é simples e descritivo.

  • títulos da página.  Use palavras-chave naturalmente dentro do título da página.

  • meta descrições.  Crie meta descrições como se fossem anúncios para gerar cliques.

  • otimização de conteúdo. Use palavras-chave e variações sensatas na sua cópia da página.

  • boa experiência do usuário (UX). Garanta que seu site seja um prazer para usar e navegar.

  • fortes apelos à ação. Facilite para seus usuários saber o que fazer em seguida.

  • marcação de dados estruturada. Tap para os mais recentes recursos de SERP para melhorar click-through taxas .

Ao otimizar seu site, reserve um tempo para considerar seus clientes. Se você é uma empresa local, o SEO local é mais importante e seu endereço e localização tornam-se pontos cruciais de otimização.


Com o sólido SEO técnico em vigor, a otimização na página é estratificada. Use ferramentas como o Screaming Frog para rastrear e identificar pontos fracos e trabalhar metodicamente nas suas páginas.


3. Conteúdo

O conteúdo é rei. Esse é o ditado, certo? É verdade de certa forma. Seu site é realmente apenas um invólucro para o seu conteúdo. Seu conteúdo informa aos clientes em potencial o que você faz, onde faz, para quem fez e por que alguém deve usar sua empresa. E se você é esperto, seu conteúdo também deve ir além desses elementos óbvios do tipo brochura e ajudar seus clientes em potencial a atingir seus objetivos.


Para empresas de serviços, podemos dividir seu conteúdo em três categorias:

  • Conteúdo do serviço.  O que você faz e onde faz.

  • Conteúdo de credibilidade.  Por que um cliente em potencial deve se envolver com seus negócios.

  • Conteúdo de marketing. Conteúdo que ajuda a posicioná-lo como especialista e coloca seus negócios na frente dos clientes em potencial no início do ciclo de compras.

É realmente importante perceber que o SEO é importante para todos esses tipos de conteúdo, mas geralmente é realmente considerado apenas para o tipo de serviço. O SEO geralmente é esquecido quando se trata de conteúdo de credibilidade, como críticas, depoimentos e estudos de caso.


Como exemplo simples, eu recentemente renovei uma casa da era vitoriana no Reino Unido e, durante todo o processo, procurava vários profissionais que pudessem demonstrar experiência relevante. Nesse caso, ter um estudo de caso bem otimizado mostrando trabalhos de reforma em uma casa semelhante na área local serviria como um ótimo conteúdo de SEO de cauda longa - também demonstra perfeitamente que o contratado pode fazer o trabalho, o que  ilustra perfeitamente sua credibilidade . Vantajoso para as duas partes.

Otimize todo o seu conteúdo de marketing, incluindo estudos de caso, entradas de portfólio e depoimentos - não apenas as páginas de serviço óbvias.


Uma sólida estratégia de marketing de conteúdo e SEO também é a maneira mais escalável de promover seus negócios para um amplo público. E isso geralmente tem o melhor ROI, pois não há custo por clique. Portanto, você está escalando seu marketing sem escalar diretamente seus custos. Esse tipo de estratégia de SEO não é adequado para todas as empresas, mas quando é uma boa opção, é quase imbatível.

Aqui estão os principais tópicos:

  • Otimize todo o conteúdo em toda a jornada do cliente.

  • Determine se o marketing de conteúdo por meio da pesquisa orgânica é um bom ajuste.

Ainda vemos muitas abordagens de pintura por números para o SEO, onde empresas locais estão pagando agências para divulgar posts que não são estrategicamente adequados. Certifique-se de que todo o seu conteúdo esteja otimizado e, se você estiver fazendo marketing de conteúdo, verifique se ele é adequado para suas táticas de marketing.


4. Criação de autoridade externa

Eventualmente, todos os rios de SEO chegam a esse ponto: construção de autoridade. Construir sua autoridade, em grande parte, envolve a construção de links. Os links ainda são um componente crucial para o desenvolvimento de classificações orgânicas fortes; no entanto, os links podem ser a parte mais difícil do SEO para acertar.

É realmente importante aqui ter sua filosofia de links discada antes de começar, pois isso pode realmente fazer ou quebrar seus esforços de criação de links. Embora o edifício da ligação seja um tópico profundo que não podemos abordar em profundidade aqui, se você puder pelo menos desenvolver uma filosofia positiva de construção da ligação, você já estará à frente da maioria da concorrência.


A melhor maneira que eu já vi para descrever a mentalidade correta de criação de links foi escrita pelo grande e falecido Eric Ward : "Conecte o que deve ser conectado".

Essa filosofia é bonita em sua simplicidade e serve para corrigir a mentalidade “mais, mais, mais” da construção de links. Queremos apenas links de fontes relevantes . Freqüentemente, isso significa que, para dimensionar nossos esforços de construção de links além das táticas óbvias, precisamos criar algo que mereça links. Você tem links onde faz sentido para você ter links. Simples.


A Wikipedia tem milhões de links, mas tenho certeza que eles nunca fizeram nenhum link building. Isso ocorre porque eles têm um monte de conteúdo útil que é vinculado. Estes são links naturais reais que enriquecem a página de vinculação, fornecem um contexto adicional e servem como o verdadeiro tecido conjuntivo deste mundo hiperligado em que vivemos.


Esse tipo de link natural deve ser a espinha dorsal de seus esforços de criação de links. Isso pode significar que você precisa revisitar o conteúdo do seu site e criar algo de valor primeiro, mas, se conseguir identificar isso, estará na metade do caminho para casa.

Qualquer estratégia de construção de link escalável e segura deve ser construída com base nessa mentalidade.

Principais tópicos aqui:


Sumário

SEO não precisa ser excessivamente complexo. Há quatro áreas principais de SEO que você precisa considerar e há um processo estruturado e metódico que pode ser seguido para otimizar seu site.

Espero sinceramente que este post ajude você a superar o barulho, melhorar seu ranking e gerar mais negócios a partir da pesquisa orgânica!


9 elementos indispensáveis ​​da sua estratégia de SEO


1. Realize uma auditoria de SEO

Primeiras coisas primeiro, você precisa saber onde está. É difícil medir a melhoria nos rankings de SEO quando você não tem ideia de onde estava começando!

A auditoria do site é um elemento importante no estabelecimento de suas estratégias de SEO, pois ajuda a estabelecer um entendimento básico e a identificar facilmente onde você tem espaço para melhorias.


Uma auditoria pode dizer muito sobre sua classificação de SEO.

Pode ajudá-lo a entender:

  • Se o design do seu site é amigável ou não , fácil de navegar e confiável

  • Se houver algum problema que esteja causando o carregamento lento do seu site

Também pode verificar:

  • Que seus links estão funcionando corretamente e enviando usuários ao site de destino correto

  • Seu desempenho nas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) das palavras-chave escolhidas

  • Se o conteúdo do seu site for otimizado para garantir melhores conversões

Considere uma auditoria do site como um boletim da sua estratégia de SEO. Mostrando o que você está fazendo bem e em quais áreas você pode melhorar. Usando este roteiro, você pode facilmente criar estratégias de SEO que irão configurar seus negócios para o sucesso.  

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2. Escolha as palavras-chave certas

Palavras-chave parecem complicadas, mas não precisam ser! São simplesmente as palavras e frases que os clientes (e clientes em potencial) usam para procurar um serviço ou produto online.

Ao trabalhar essas palavras-chave nas estratégias de SEO e no conteúdo do site , você facilita a localização dos sites pelos mecanismos de pesquisa. Eles então entregam as informações da sua empresa ao pesquisador - espero que na página um dos resultados da pesquisa!

Ao escolher palavras-chave para suas estratégias de SEO, elas devem ser escolhidas com base em:

  • Relevância

  • exigem

  • Concorrência

É importante escolher palavras-chave que seus clientes em potencial realmente procurarão. Você deseja segmentar palavras com menor concorrência. Dessa forma, você poderá alcançar uma posição no topo do ranking de maneira mais rápida e fácil.

Para conseguir isso, inclua uma combinação de palavras-chave locais, palavras- chave de cauda longa  e palavras -chave de cauda curta.

As palavras-chave locais são usadas para ajudar os clientes a encontrar você localmente, optando por segmentar frases como "próximo a mim" ou incluir seus locais na estratégia de palavras-chave.


Palavras-chave de cauda longa são frases de busca de 3 a 5 palavras. Embora as palavras-chave de cauda curta sejam menos específicas, geralmente apenas uma palavra. Essas palavras-chave de cauda curta geralmente têm uma taxa de pesquisa mais alta, mas também uma taxa de concorrência muito maior.

Você também deve considerar o uso de palavras-chave otimizadas para consultas de pesquisa por voz. Estudos mostraram que há um aumento contínuo no número de pesquisadores que preferem usar assistentes de voz do que a digitação usual. E como a maneira como as pessoas digitam e falam é diferente, as palavras-chave usadas nas pesquisas por voz também variam. 

Por exemplo, embora se possa digitar "pizzaria barata" ao pesquisar, isso provavelmente mudará para "quais são as pizzarias baratas perto de mim?" ao usar assistentes de voz. Veja a diferença?

As pesquisas por voz geralmente são compostas por palavras-chave de cauda longa em um formato de pergunta usando linguagem natural.


3. Crie um ótimo conteúdo

Ótimas estratégias de SEO são construídas sobre alicerces de ótimo conteúdo e SEO totalmente otimizado na página . O conteúdo do site, como blogs , deve conter as palavras-chave que seus clientes podem estar procurando.

Mas também é importante que o conteúdo agregue valor por: 

  • Educando os visitantes do site sobre um assunto

  • Fornecendo respostas para uma pergunta que eles possam estar fazendo

  • Fornecendo soluções para um problema que eles podem estar enfrentando

  • Fornecendo informações adicionais sobre um serviço, produto ou evento

O conteúdo é excelente para melhorar sua estratégia de SEO. E também é uma ferramenta poderosa quando seu conteúdo é interessante e facilmente compartilhável nas mídias sociais. Torne seu conteúdo atraente e cativante, e seu público fará o resto!


4. Torne-o compatível com dispositivos móveis

Quer você goste ou não, os smartphones estão aqui para ficar! Estudos mostram que o número de usuários de smartphones deve ultrapassar 4,7 bilhões até 2020.


Então, seu site é otimizado para dispositivos móveis? Caso contrário, é provavelmente porque você não achou necessário. Pense de novo.

Leve em consideração o fato de que mais da metade de todo o tráfego global da Web é atribuído a dispositivos móveis. Parece tolice negligenciar a capacidade de resposta móvel do seu site agora, não é?

O Google fez alterações em seu algoritmo para priorizar resultados de pesquisa otimizados para celular. Para criar uma estratégia de SEO que leve isso em consideração, seu site deve ter o seguinte:

  • Tempos de resposta rápidos para dispositivos móveis

  • Texto formatado para ajustar a telas menores

  • Imagens que não diminuem a capacidade de resposta do seu site

Se o seu site tiver acomodações extras, ele será visto como compatível com dispositivos móveis pelo Google. Assim, classifique seu site acima de todos os outros que não aderem ao celular.


5. Crie backlinks

Um backlink é um link clicável que fica em um site e aponta para outro site. Quando uma fonte que é confiável (de acordo com os algoritmos do Google) é vinculada ao seu site, ela aumenta sua autoridade e pode ter efeitos impressionantes no ranking da SERP .

Da mesma forma, quando você adiciona links ao seu site e ao seu conteúdo que apontam para fontes externas credíveis e relevantes para o seu conteúdo, sua estratégia de SEO também se beneficia.


Parte de sua estratégia de SEO deve incluir o acesso a sites oficiais e o trabalho conjunto para criar backlinks mutuamente benéficos . Isso ajudará a melhorar a classificação do seu mecanismo de pesquisa e direcionar o tráfego para o seu site e empresa.

Você também deve realizar um rastreamento do site regularmente para garantir que seu site esteja completamente livre de links quebrados que possam prejudicar sua classificação e reputação em SEO.


6. Obtenha seu certificado SSL

Não há dúvida: os clientes estão mais preocupados do que nunca com a segurança cibernética. Parece que todos os dias há uma nova manchete exclamando que outra empresa foi invadida e todos os seus dados foram comprometidos.

Não é de admirar que os clientes hesitem muito em visitar um site que não parece seguro. Google e seus concorrentes tomaram conhecimento. Portanto, eles estão penalizando as classificações de sites SERP que não tomam as medidas necessárias para garantir a proteção de seus clientes.


Para os empresários, isso significa que um certificado SSL (secure sockets layer) é uma etapa imperdível em qualquer estratégia de SEO.

É uma etapa especialmente importante para qualquer empresa que coleta dados confidenciais on-line, como senhas e informações de cartão de crédito.

Benefícios do SSL:

  • Aumenta a confiabilidade do seu site

  • Sinais para mecanismos de pesquisa e clientes de que seu site é legítimo

  • Dá a você e a seus clientes a tranqüilidade de saber que as informações não caem facilmente nas mãos de alguém que não deveria ter acesso a elas


7. Use marcações de esquema

Uma das maneiras mais poderosas de otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa é através de marcações de esquema! Uma marcação de esquema é essencialmente um código instalado no seu site, que permite que os mecanismos de pesquisa encontrem e forneçam as informações mais importantes aos clientes através dos resultados da pesquisa.

Ele informa ao mecanismo de pesquisa quais informações são as mais importantes para os clientes saberem rapidamente e, em seguida, essas informações são exibidas diretamente no resultado da pesquisa.


Se você já pesquisou um produto on-line, sabe que as opções podem ser esmagadoras!

Não é útil quando você consegue ver as informações essenciais que deseja diretamente no SERP? Sem ter que clicar em uma dúzia de páginas da web diferentes para encontrar o que você estava procurando!

Imagine a vantagem competitiva que você terá sobre a concorrência se seus clientes souberem a partir do momento em que veem o nome da sua empresa que você tem exatamente o que eles precisam!


8. URLs amigáveis ​​para SEO

Seu URL pode parecer um fator simples e insignificante na sua estratégia de SEO. Mas há muita informação armazenada em uma quantidade tão pequena de caracteres.

Uma URL muito longa, contém toneladas de letras e números aleatórios ou parece suspeita de qualquer forma, além de prejudicar sua classificação de SERP. Mas também pode desencorajar os clientes em potencial a visitar seu site.


Em primeiro lugar, seu URL deve ser fácil de ler, além disso, deve fornecer ao leitor uma idéia do conteúdo esperado na página.

Deixe de fora os caracteres estranhos e longas seqüências de números que não servem a nenhum propósito ao leitor.

Também é uma ótima prática de SEO incorporar as palavras-chave alvo nos seus URLs sempre que isso fizer sentido. No entanto, menos é mais - não tente inserir todas as palavras-chave em um URL. URLs com spam são tão ruins quanto as sem sentido.

Quando se trata de formatação, mantenha o URL curto e agradável. Usando 50-60 caracteres no comprimento ideal para transmitir informações suficientes sem sobrecarregar o leitor. E, para facilitar a leitura, os hífens são melhores que os sublinhados para separar as palavras.

9. Acompanhe seu progresso

Não faz sentido dedicar tempo à sua estratégia de SEO se você também não estiver acompanhando seu progresso! Até os melhores planos podem sair dos trilhos se você parar de prestar atenção.

Para otimizar suas estratégias de SEO, é necessário um relatório de progresso periódico e consistente.

Existem inúmeras ferramentas disponíveis para ajudá-lo a monitorar o sucesso de seus esforços de SEO. Esses tipos de ferramentas permitem:

  • Siga a melhoria do ranking do seu mecanismo de pesquisa para várias palavras-chave

  • Veja aumentos e diminuições no tráfego da web

  • Veja como sua presença na web se compara à concorrência

  • Mostre que tipos de conteúdo têm melhor desempenho para que você possa continuar desenvolvendo essa estratégia de conteúdo

Análises detalhadas como essas são essenciais para ajudar você a continuar melhorando sua estratégia de SEO. E para ajudá-lo a identificar e resolver problemas, além de minimizar erros dispendiosos mais cedo ou mais tarde.

A estratégia de SEO é um cenário em constante mudança, com novas técnicas e ferramentas sendo criadas o tempo todo. Em vez de pensar em SEO como uma tarefa única para desmarcar sua lista de tarefas. Pense nisso como uma parte regular de seus esforços gerais de marketing. Todo o seu trabalho árduo será recompensado se você estiver disposto a dedicar o tempo e a energia necessários.


Uma boa estratégia de SEO é mais do que apenas palavras-chave! Todos esses elementos são uma parte importante de uma estratégia abrangente. Optar por ignorar um ou mais pode ser um grande obstáculo para todos os seus outros esforços.

Nossa equipe da LYFE Marketing dedica-se a entender e implementar as estratégias de SEO mais atualizadas e importantes, para que você possa se concentrar em tornar o seu negócio o melhor possível!

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