Qual é a melhor estratégia de SEO para marcas internacionais?

Eu também tive problemas com a classificação de sites e a compreensão sobre SEO inicialmente. Mas então me deparei com um site on - line onde aprendi mais sobre otimização de mecanismos de pesquisa e suas estratégias. Você pode encontrar mais informações neste artigo . Não é uma autopromoção, as informações fornecidas por eles foram realmente benéficas, então eu gostaria de encaminhá-las aqui. Agora, vou explicar mais detalhadamente sobre sua pergunta.

Sua empresa está crescendo e crescendo e, em algum momento, você decidiu se tornar global. Você definiu sua estratégia geral de negócios, sabe em quais países está segmentando e com quem irá competir nos novos mercados. Seu próximo passo lógico seria avaliar suas oportunidades de SEO nos locais de destino e pensar em como sua presença digital deve ser organizada.

Neste guia de instruções, mostraremos como planejar sua globalização digital com a ajuda do SEMrush e outras ferramentas de marketing. Como exemplo, veremos o caso de um varejista canadense que está alimentando planos de abrir uma cadeia de lojas de departamento na Holanda.


A estratégia pode ser dividida em 5 etapas:

  1. Estime seu potencial nos países de destino

  2. Analise o cenário competitivo

  3. Realizar uma pesquisa internacional de palavras-chave

  4. Localize sua marca

  5. Decidir sobre os principais aspectos técnicos

Estime seu potencial nos países de destino

Comece estimando seu potencial internacional de SEO, descobrindo como o seu site é classificado nos países de destino (por exemplo, na Holanda). Na sua conta do Google Analytics, acesse Público-alvo → Área geográfica → Idioma ou local. Você verá o número de sessões desse país em particular:


Em seguida, vamos nos aprofundar um pouco mais para ver exatamente para quais palavras-chave o seu site está classificado nos países de destino. .

Digite seu domínio, selecione seu banco de dados de destino e clique em 'Pesquisar'.

Dê uma olhada no relatório de pesquisa orgânica que mostra o número de palavras-chave classificadas nos 100 principais resultados de pesquisa orgânica, bem como estimativas de tráfego mensal para o seu domínio. Você pode achar que seu domínio não está classificado nos países de destino para nenhuma palavra-chave. Nesse caso, você pode digitar o domínio do seu concorrente local e continuar com a análise:

No gráfico de rosca no canto inferior esquerdo do relatório, clique na fatia que deseja analisar para obter uma visualização mais detalhada. No nosso caso, é a fatia marrom, que representa a Holanda. Aqui está a lista de palavras-chave que obtivemos:

Dê uma olhada nas palavras-chave para ver se elas são relevantes para o seu setor e avalie o volume de pesquisas. No exemplo acima, vemos que o domínio já está classificado no Google para muitas palavras-chave de marca (como 'batom mac') com um bom volume de pesquisa. Isso significa que definitivamente tem o potencial de obter classificações mais altas e mais tráfego depois que a versão local for lançada.

Como resultado, você poderá determinar se já possui tráfego orgânico proveniente dos países de destino (com o GA), além da relevância desse tráfego em relação às suas metas (com o relatório Posições de pesquisa orgânica da SEMrush).

Analise o cenário competitivo

Independentemente da escala do potencial internacional do seu site, você deve saber contra quem está lutando no novo mercado digital. Você provavelmente já conhecerá seus concorrentes mais amargos naquele país. No entanto, isso não significa necessariamente que eles tenham tanto sucesso em termos de presença digital.

Por outro lado, focaremos nos seus concorrentes orgânicos.

Use o relatório SEMrush Organic concorrentes para executar uma análise rápida de seus concorrentes nos locais que você está alvejando. Na mesma guia Análise de domínio, vá para Pesquisa orgânica → Concorrentes. Escolha o banco de dados de idiomas relevante. Você receberá o seguinte relatório:


Você deve prestar atenção especial às bolhas situadas acima de você e à sua direita. Eles representam os concorrentes cujo tráfego total excede o seu e que estão classificados para um número maior de palavras-chave do que você.

Depois de descobrir qual dos seus concorrentes procurar em termos de conquistas digitais, passe a explorar as melhores palavras-chave para pedir emprestado a eles.

Realizar uma pesquisa internacional de palavras-chave

Você identificou seus principais concorrentes, portanto, é hora de determinar para quais palavras-chave elas são indexadas nos países de destino e selecionar as melhores para usar no seu SEO.

A tabela abaixo do gráfico de bolhas mostra seus concorrentes orgânicos:

Agora, vamos usar a ferramenta Domínio vs. Domínio, que permite comparar você com os domínios de seus concorrentes em termos de palavras-chave comuns e únicas. Para fazer isso, encontre seus concorrentes mais importantes (conforme definido na etapa anterior) na lista e clique no número de palavras-chave na coluna "Palavras-chave Comuns". Você será redirecionado para o relatório 'Domínio vs. Domínio':

Mude para o 'Modo avançado'.

Em seguida, defina seus parâmetros de comparação como "Exclusivo para as palavras-chave do primeiro domínio", porque, neste estágio, estamos interessados ​​principalmente nas palavras-chave nas quais seu concorrente está classificando, mas você não. Verifique se o domínio do seu concorrente é digitado primeiro:

Você receberá uma lista de palavras-chave para as quais seu concorrente está obtendo tráfego, diferentemente de você. Antes de decidir adicionar algumas dessas palavras-chave, identifique os termos de pesquisa com um alto volume de pesquisa e baixo nível de dificuldade - em outras palavras, aqueles com maior probabilidade de gerar tráfego.

Para fazer isso, configure filtros avançados. Um bom começo será incluir palavras-chave com volume de pesquisa maior que 500 e excluir aquelas com nível de dificuldade de palavra-chave maior que 60. Clique em 'Aplicar' (1).

Você pode selecionar as palavras-chave que deseja emprestar (2) marcando a caixa à esquerda de cada palavra-chave e exportando-as para um arquivo Excel ou CSV (3):

Explore vários concorrentes da mesma maneira para obter várias palavras-chave para enriquecer seu conteúdo. Use-os em descrições de produtos, notícias, artigos de blog e qualquer outro conteúdo.

Existem várias outras opções para encontrar palavras-chave para usar em seu conteúdo. Por exemplo, considere usar a SEO Magic Magic Tool para encontrar correspondências de cauda longa e palavras-chave relacionadas no seu idioma de destino. A ferramenta também será ótima para acompanhar o desempenho das suas palavras-chave quando o site estiver em funcionamento.

Localize sua marca

Você reuniu palavras-chave valiosas e agora é hora de começar a criar conteúdo no idioma local. No entanto, não seria suficiente simplesmente traduzir os textos originais e preenchê-los com palavras-chave. O que funciona para a Suécia pode ser completamente irrelevante para a Rússia. Por outro lado, existem certos tipos de conteúdo, como descrições técnicas, em que você precisa ser preciso e explícito.

Para falar a verdade sobre tradução, localização de fichas técnicas, banners, termos de uso e outros conteúdos, leia este artigo exaustivo de Martin Kura 'Estratégia de localização na Web: como localizar conteúdo como um profissional de marketing'. Isso ajudará você a definir o fluxo de trabalho correto para cada tipo de conteúdo em seu site.

Considere também aspectos locais especiais. Por exemplo, você precisa ter cuidado com as formas de 'você': na Alemanha, Itália, Espanha e em muitos outros países, você deve usar a forma educada de 'você' ao conversar com alguém que não conhece. Além disso, lembre-se de que, por exemplo, os alemães são muito mais rigorosos no uso de 'você' formal do que os italianos.

Para ajudá-lo a obter algumas idéias sobre nuances importantes que apenas os locais conhecem, pedimos a 32 especialistas de todo o mundo (literalmente: do Japão ao Brasil) para compartilhar suas melhores práticas no artigo 'Como localizar sua marca global'. Lá você certamente encontrará muitas dicas úteis sobre como criar uma estratégia de SEO bem-sucedida em diferentes países.

Decidir sobre os principais aspectos técnicos

Por último, mas não menos importante, você precisa lidar com o lado técnico do seu SEO internacional. Os principais aspectos que você precisará considerar incluem:

  • Escolhendo a estrutura certa para o seu site

  • Decidindo sobre a localização do servidor

  • Garantindo a implementação correta do hreflang

Estrutura do site

Antes de decidir sobre a estrutura do seu site, defina seu objetivo: você está segmentando um idioma ou país? Se você pretende segmentar países que compartilham um idioma, use a abordagem de segmentação por idioma. Se você estiver segmentando um público / país específico, a segmentação por país é sua melhor escolha. Nosso varejista, por exemplo, está segmentando a Holanda, portanto, nesse caso, a segmentação por país seria uma tática ideal.

Em seguida, escolha sua estrutura de site internacional com base em sua segmentação. Há muito debate sobre o que usar para obter melhores resultados de SEO: domínios de nível superior de código de país, subdomínios ou uma subpasta. Para saber mais sobre os prós e os contras de cada estrutura de site, consulte este artigo em Como escolher a estrutura internacional certa para sites de SEO ou dê uma olhada neste gráfico:

Hospedagens Locais

A localização do servidor tem uma influência significativa nos seus rankings. Quanto mais distante o servidor, menor a velocidade do site, pior a experiência do usuário. Descubra qual solução de hospedagem na Web funciona melhor para o seu site internacional neste artigo: Problemas com a hospedagem na Web internacional: a localização do servidor realmente importa? Martin Kura explica por que a localização do servidor é importante para os mecanismos de pesquisa e analisa a maneira como a IKEA, a Lush e o Google fizeram isso.

Implementação Hreflang

O SEO internacional feito corretamente significa que seus usuários em cada país ou idioma de destino estão chegando ao país ou idioma certos do seu site. As anotações do Hreflang desempenham um papel importante nesse processo, pois têm como objetivo cruzar páginas com conteúdo semelhante, mas que visam diferentes públicos. A implementação incorreta do hreflang pode prejudicar seriamente seus rankings e a experiência geral do usuário.

Para gerar tags hreflang com facilidade e rapidez, você pode usar a Ferramenta Geradora de Tags Hreflang da Aleyda Solis. Depois disso, sempre que desejar verificar e corrigir os problemas com as tags hreflang que você já implementou em seu site, use o relatório SEMrush International SEO.

Conclusão

Você avaliou seu potencial de SEO em seus países de destino, analisou seu cenário competitivo, reuniu uma lista das palavras-chave mais rentáveis ​​para o seu SEO internacional e até pensou nos aspectos técnicos do desenvolvimento de um site direcionado internacionalmente. Agora saia para o campo de batalha internacional de SEO e boa sorte!

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